Palestras

Conheça algumas de nossas palestras, cursos, workshops e oficinas para educadores, escolas, famílias, idosos, jovens, crianças e adultos.

 

Práticas pedagógicas e aprendizagem significativa

O Workshop proposto vem atender a uma demanda declarada em leis e decretos do Governo Federal que convida à Política Nacional de formação continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica, a busca de educação de qualidade, construída em bases científicas e técnicas sólidas, a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, o reconhecimento da escola e demais instituições de educação básica como espaços necessários à formação inicial dos profissionais do magistério.

Desenvolvendo habilidades e talentos para o exercício da verdadeira liderança

Mais do que liderar grupos, empresas, organizações, precisamos aprender a liderar a própria vida, o tempo, as oportunidades. A contemporaneidade com sua “liquidez”, com o “capital impaciente”, com a sua força de laços fracos e a hegemonia da aparência vem dificultando o potencial de realização, de auto escuta, e auto regulação.

Motivação e a afetividade: para uma dimensão estética e humana do processo educativo

A contemporaneidade vem impondo princípios de gestão , comunicação e relacionamento interpessoal como imperativos para o sucesso e competência de liderança. Mas como atuar com eficiência sem antes aprender a dominar o próprio campo mental e conhecer os talentos e vocação para a vida?

Desenvolvimento e aprendizagem da condução da prática docente- para repensar e aprender juntos

Promover a problematização do contexto real e a provocação da consciência crítica dos envolvidos , tanto nas propostas escolares quanto nas práticas em sala de aula. Montagem de diretrizes docentes. Levantamento de ações concretas individuais e coletivas com vistas à melhoria da aprendizagem.

Inclusão – Lei, direito e oportunidade para todos. Para uma nova cartografia da Educação

Hoje encontramos muitas leis e teorias que convidam para a prática da inclusão nas escolas. Porém, nem todos os docentes se acham preparados e capacitados para dispor dos mecanismos, instrumentos e estratégias e utilizá-las na sala de aula. Como identificar\distinguir as dificuldades de aprendizagem dos transtornos?

Oficina Educação Infantil

Na sociedade do conhecimento em que vivemos, somos inspirados e provocados a encontrar práticas pedagógicas que direcionem aprendizagens para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, com vistas a formação holística do indivíduo. Esse trabalho só pode ser concebido e construído com base em grandes pilares, ao longo de todo o processo escolar: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.

Promovendo a modificabilidade cognitiva – Uma Experiência Ativa com o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)

A oficina visa favorecer em crianças, professores e Terceira Idade maior capacidade atencional, retentiva, perceptiva, de organização e realização, possibilita , também a melhora e/ou superação de dificuldades em alunos com déficit nas funções cognitivas e/ou executivas, no plano comportamental baseado em técnicas e instrumentos específicos.

PREPARA – Construindo desde cedo a identidade vocacional

O projeto PREPARA atua diretamente com os alunos ou capacitando professores para a prática em sala de aula. Abrange três segmentos da educação básica com ações específicas, a fim de ir capacitando-os progressivamente para a identidade e autoimagem vocacional e do mundo do trabalho, segundo características e necessidades de cada faixa etária.

Oficina do Talento

O talento é o potencial criador, inteligente e alentador que deve mover nossas energias. Com base nas múltiplas inteligências de Gardner e de recursos da Orientação Vocacional, jovens, adultos e idosos são convidados a entrar no túnel do tempo para recordar a infância e descobrir através de atividades de auto-percepção e sensibilização de seu potencial mais bonito.

SPA Vivencial

A proposta é um final de semana ou um dia inteiro de atividades planejadas, com práticas físicas dirigidas, palestras, jogos recreativos, dinâmicas de grupo, música, passeios e compras, refeições balanceadas, aulas de jardinagem e outras atividades. Um momento especial coordenado por uma equipe de profissionais em um espaço privilegiado, cercado de mata nativa, com piscina, sauna, campo para esportes, sala de televisão e vídeo, confortáveis instalações, horta e refeições elaboradas com alimentos da região.

Oficina da memória

A proposta é um final de semana ou um dia inteiro de atividades planejadas, com práticas físicas dirigidas, palestras, jogos recreativos, dinâmicas de grupo, música, passeios e compras, refeições balanceadas, aulas de jardinagem e outras atividades. Um momento especial coordenado por uma equipe de profissionais em um espaço privilegiado, cercado de mata nativa, com piscina, sauna, campo para esportes, sala de televisão e vídeo, confortáveis instalações, horta e refeições elaboradas com alimentos da região.

Pai, mãe, estou aqui

Grandes resultados são produto de pequenas atitudes e ações somadas em um contínuo processo de construção. Nas relações humanas isso não é diferente. Pais e filhos precisam desenvolver esse cultivo do detalhe nas palavras, gestos e intenções como toque mágico. Mas que coisa singular posso fazer capaz de gerar esse impacto significativo e positivo na família? Pai, mãe, estou aqui é uma oportunidade de refletir, através de imagens analógicas, sobre como melhorar as relações humanas.

Disciplina, em busca da enérgica doçura

A dinâmica própria da contemporaneidade tem deixado evidente que pais e professores carecem de convicções acerca de hábitos necessários à formação do caráter e à aprendizagem, principalmente o que se refere à disciplina, valor moral e primeiro hábito para se chegar ao conhecimento. A disciplina precisa ser elástica e conduzida com enérgica doçura.

Melhores pais, melhores filhos. Educar pelo exemplo

O exemplo é o mais eloquente ensinamento e elemento facilitador da criação de um par educativo necessário à aprendizagem. Sua compreensão e prática colaboram na repetição de estímulos da mesma natureza por parte do discente, levando-o a reproduzir porque sente a verdade viva do ensinamento na ação.