Perguntas-frequentes

Saiba mais sobre os termos que envolvem a psicopedagogia.

é o processo de aquisição de conhecimento que se dá através da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. É a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

é um método de intervenção cognitiva que visa provocar mudanças nas funções cognitivas essenciais requeridas para o sucesso na escola, no trabalho e principalmente na vida.

Confira a entrevista de Ana Carolina sobre o PEI em debate na TVE Juiz de Fora.

é o processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

é um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente.

campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio-família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios. A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico.

é ação ou efeito de desenvolver (algo) ou de se desenvolver. Trata-se de acrescentar ou de melhorar/aperfeiçoar algo, podendo ser de ordem física, intelectual ou moral.