Serviços

Oferecemos atendimento clínico personalizado ou em grupos e consultorias especializadas.

NOSSOS SERVIÇOS


1. Consultoria para Escolas e Prefeituras

  • Motivação de equipe
  • Consultoria para utilização de jogos/atividades lúdicas e recursos didáticos
  • Organização Curricular
  • Projetos interdisciplinares
  • Projeto Politico Pedagógico


2. Capacitação de Professores

  • Palestras, cursos, seminários, oficinas e workshops



3. Palestras

  • Para pais, professores e terceira idade



4. Orientação para pais

  • Orientação individual na clínica, além de cursos e organização da rotina.



5. Oficinas para Terceira Idade

  • Palestras, SPA e workshops com temas pertinentes à faixa etária, visando informar , instrumentalizar e desenvolver o máximo da capacidade.


6. Orientação Vocacional para Jovens e Adultos

  • Na clínica, de forma individualizada ou em grupo de alunos


7. Reabilitação de Crianças, adolescentes, jovens e idosos através da metodologia do PEI para pessoas com:

  • Favorecer o desempenho em vestibulares e concursos
  • Défict na memória
  • Défict de Atenção – TDAH
  • Dificuldade na organização da vida/tempo
  • Síndrome de Down e Défict Intelectivo

* Reabilitação- Contribui para a melhora das condições da memória, concentração, atenção, percepção e linguagem.



8. Psicopedagogia Clínica em alunos com dificuldades escolares/aprendizagem

  • Trabalho clínico individual de diagnóstico e de intervenção.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Nosso trabalho é realizado com base na teoria sistêmica e princípios da complexidade de Edgar Morin, na pedagogia Logosófica de Gonzalez Pecotche, nas bases teóricas de Piaget, Vygotsky, Feuestein e Vítor da Fonseca.
Busca favorecer aptidões organizacionais e autonomia intelectiva, repercutindo diretamente na vida dos indivíduos.


  • Temos a formação na área de saúde e na área educacional, como base para as ações clínicas.
  • Conhecimento profundo sobre as características do desenvolvimento humano.
  • Mais de 30 anos de experiência na área pedagógica.
  • Usamos a Mediação como instrumento da potencialização da cognição e da construção da Metacognição.
  • Adotamos os princípios da aprendizagem mediada e estímulos positivos.
  • O atendimento se dá com base na modalidade de aprendizagem do sujeito, dando caráter individualizado e único, por meio de um plano de intervenção que envolve a família e a escola.
  • Nos valemos de uma intervenção que concilia respeito e afeto, porque “o afeto suaviza o respeito e o respeito eleva o afeto”, como ensina González Pecotche.
  • Elaboramos planejamento das atividades de forma sistematizada e documentada com vistas a manifestação dos talentos, habilidades e qualidades individuais.
  • Buscamos estabelecer relação entre o uno e o múltiplo de cada indivíduo.
  • • Acompanhamento (monitoramento) do processo escolar.

NOSSOS PARCEIROS


Córtex Clínica Médica

Inaugurada em 2003, vem sendo referência em Minas Gerais nas pesquisas e práticas baseadas nas neurociências, com serviços de psicopedagogia, reabilitação, neurologia, psiquiatria, psicologia, coach e neuropsicologia. Cristina e Ana Carolina Coronha atuam como psicopedagoga e mediadora, respectivamente, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e da educação cognitiva. O trabalho visa diagnosticar, tratar, prevenir e conscientizar pacientes acerca de suas necessidades e possibilidades nas áreas da educação e saúde.

Fundação Logosófica

Cristina Coronha, docente da Fundação Logosófica do Brasil, aplica técnicas e recursos da Pedagogia Logosófica na prática diária. Traz, para o espaço terapêutico, instrumentos dessa pedagogia, a fim de favorecer o desenvolvimento integral do sujeito, fundamentando as vivências no cultivo de valores e na prática da ética. A Fundação foi criada pelo pensador e educador Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche com objetivo de humanizar o homem através da realização de um processo de evolução mais consciente.

Delage – Treinamento em Educação

Cristina Coronha e Ana Carolina trabalham em parceria com Heloisa Delage, organizando cursos, seminários internacionais de Educação e encontros e cursos de Pós-graduação em Minas Gerais. Uma parceria de 7 anos que tem contribuído para a capacitação de centenas de profissionais. A Delage é uma empresa prestadora de serviço na área educacional. Sua missão é contribuir para aprimoramento e capacitação contínuos, além da otimização de processos e a melhoria do desempenho das instituições.

NOSSAS REFERÊNCIAS

Reuven Feuerstein

Professor e psicólogo judeu-israelense, criador da Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural e da teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada. Desenvolveu suas teorias e aplicou uma série de intervenções práticas com crianças sobreviventes do holocausto. Com base nessas vivências, criou o Programa de Enriquecimento Instrumental composto por vários instrumentos que visam enriquecer funções cognitivas e construir o hábito de se ter um pensamento eficiente.

Vitor da Fonseca

Doutorado (Ph. D.) em Educação Especial e Reabilitação. Como psicopedagogo especializado em Dificuldades de Desenvolvimento e de Aprendizagem, observou e orientou psicoeducacionalmente, ao longo de 44 anos de experiência profissional, mais de 7.000 casos. Com vários livros e artigos publicados é ainda professor de cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Universidades de Portugal, França, Espanha, Itália, México, Argentina e Brasil. É supervisor do trabalho clínico realizado por Cristina Coronha.

Edgar Morin

Antropólogo, sociólogo e filósofo francês, judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade.

Vigotsky

Psicólogo bielo-russo, Lev Vygotsky nasceu em 1896 e foi um pensador que atribuiu um papel preponderante às relações sociais no processo de aprendizagem , dando início ao socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Piaget

Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896 – Genebra. Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a epistemologia genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Gonzalez Pecotche

Pensador e humanista, nasceu na Argentina em 1901. Criador da Logosofia, uma ciência e cultura que ensina o homem a arte de criar a si mesmo. Autor de uma vasta bibliografia e inúmeras conferências pelo mundo, estimula crianças e adultos, por meio de uma pedagogia aplicada, uma nova forma de conceber a vida.